A condição para a melhor qualidade da comunicação eletrônica depende muito do
veículo em que ela ocorre.

Vídeo conferência vem em primeiro lugar. Você tem a expressão facial e o áudio.
Via telefone em segundo. Você tem só o áudio.

Via chat vem em terceiro lugar porque você não tem nem a expressão facial do seu
interlocutor e nem o áudio.

Via e-mail e recados offline em softwares de chat em quarto lugar, são as piores
porque, além de não ter a expressão facial e nem o áudio do interlucutor, você não
tem a dinâmica que tem no chat.

Nessa escala, na medida em que vai piorando o veículo, vão aumentando as chances de equívocos que podem ser desastrosos.

Para evitar males entendidos nas suas comunicações eletronicas em chats,
mensagens offline e e-mails, passe a usar, antes do texto, um indicativo do “tom”
com que você está falando. Dá um pouco mais de trabalho mas compensa. Em geral as pessoas lêem o que você escreve e projetam o “tom” emocional que elas IMAGINAM com que você escreveu. Usando a grafia do “tom” você evita isso. Fica mais próximo de uma conversa telefônica onde o “tom” está evidente a cada palavra. Isto representa um upgrade da idéia dos emotions.

Exemplos:

[SOLIDÁRIO] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[TRISTE] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[AMIGÁVEL] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[SARCÁSTICO] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[ADVERTENCIA] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[IRRITADO] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[CARINHOSO] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[ALEGRE] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[IRÔNICO] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?
[ROMÂNTICO] – Você está vivendo um novo momento na sua vida, certo?

Esses são alguns exemplos mas você pode criar os seus. O ideal é que
padronizássemos o [TOM] escrito em maiúsculas e entre colchetes.